Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Ano Vocacional

Ano Vocacional

ANO VOCACIONAL ESTIGMATINO
Província Santa Cruz


 

Caros confrades, professos, estudantes, leigos (as) e juventude estigmatina:

A vocação é fruto do amor generoso do Senhor em nossas vidas. Ele, nos convida a participarmos, com alegria e fé, de sua vida. Por isso, vos convido a celebrarmos o “Ano Vocacional Estigmatino”, em 2019. É uma forma de retomar um tema muito importante na vida e missão da Província Santa Cruz. Além disso, nos colocamos em comunhão com o “Sínodo da Juventude”, que aconteceu, no Vaticano, em outubro de 2018, e com o “IV Congresso Vocacional”, no Brasil, que será em setembro de 2019. Em comunhão com a Igreja e a Congregação, caminhemos juntos, testemunhando a alegria de sermos Missionários Apostólicos.

A vocação é um chamado permanente em nossa vida; é um dom. Vocação, discernimento e seguimento tornam-se, fundamentalmente, o caminho da realização humana.  Jesus Cristo, em sua infinita ternura, não se cansa de nos chamar. Viver como discípulo-missionário, exige de nós uma profunda e permanente atualização do chamado. Diante de tantas mudanças e situações, que nos colocam em crise, é preciso, redescobrir a beleza da vocação à Vida Consagrada e à Sacerdotal. Precisamos ser uma presença viva e animadora no meio do povo, verdadeiras testemunhas da alegria do Evangelho. De fato, “Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que vosso fruto permaneça.” (Jo 15,16).

Todos nós, membros da Província Santa Cruz, devemos abraçar o “Ano Vocacional Estigmatino” com a certeza de que somos nós os responsáveis pela renovação e perenidade da Congregação na vida da Igreja e do mundo. Cremos na força renovadora do Evangelho, palavra viva, que nos fala, ardentemente, ao coração e nos coloca numa atitude de escuta e discernimento a serviço do Reino de Deus. Não podemos permanecer indiferentes à Pastoral Vocacional.  A atuação vocacional é uma resposta aos sofrimentos vividos pela juventude, pois, a cada dia, aumenta o índice de suicídio, assassinato, depressão, individualismo, narcisismo e outros males, que tiram, de nossos jovens, a alegria e o sentido de viver. É no exercício da escuta, que encontramos um sentido para viver. Vivemos no meio de muitos gritos e falatórios, que destroem vidas e gerações inteiras.

 Vamos celebrar o “Ano Vocacional Estigmatino”: ouvindo o que Jesus Cristo nos fala; aproximando-nos de nossos idosos, para escuta-los: eles e elas, que antes de nós, abraçaram a fé cristã como projeto de vida. “Mas, por outro lado, é preciso curar o vírus da autossuficiência e das conclusões precipitadas de muitos jovens. Diz um provérbio egípcio: ‘Se não houver um idoso na tua casa, compra-o, porque ser-te-á de proveito’. Repudiar e rejeitar tudo o que foi transmitido ao longo dos séculos, leva apenas àquele perigoso extravio que está, infelizmente, a ameaçar a nossa humanidade; leva ao estado de desilusão, que invadiu os corações de gerações inteiras. A acumulação das experiências humanas, ao longo da história, é o tesouro mais precioso e confiável que as gerações herdam uma da outra; sem nunca esquecer a revelação divina, que ilumina e dá sentido à história e à nossa existência.”  (Papa Francisco, Discurso de abertura do “Sínodo da Juventude”, 03 de outubro de 2018).

A fé em Jesus Cristo é o maior tesouro que podemos ter. É com atitude de fé que precisamos nos colocar a caminho, todos juntos, apresentando Jesus Cristo e convidando nossos jovens para segui-lo com a própria vida. São Gaspar Bertoni, nos deixou um Carisma e uma Espiritualidade, que devem iluminar nosso modo de seguir Jesus Cristo a serviço da Igreja peregrinante num mundo marcado pela cultura da morte, mas sempre aberto às novidades da vida.

Em meio a esperanças e desesperanças, vamos convidar nossos jovens a se aproximarem de Jesus Cristo e a ouvirem: Contempla este meu coração” (MP, 30-05-1812). É preciso que ajudemos nossos jovens a realizarem a experiência libertadora da contemplação. Contemplar é fixar o olhar com admiração e encantamento. Quando perdemos a capacidade de encantar, matamos a vocação. Celebrar um “Ano Vocacional Estigmatino”, na Província Santa Cruz, é resgatar, no interior de nós mesmos, a alegria do encantamento. É um tempo de nos colocarmos diante do Mistério; mergulharmos, profundamente; nos perdermos e nos encontrarmos com Ele; assim, ajudarmos nossos jovens no exercício do discernimento, que abrange um procedimento interior e tem, suas raízes, num ato de fé: “o discernimento é o método e, simultaneamente, o objetivo que nos propomos: baseia-se na convicção de que Deus atua na história do mundo, nos acontecimentos da vida, nas pessoas que encontro e me falam.” (Papa Francisco, Discurso de abertura do “Sínodo da Juventude”, 03 de outubro de 2018).

É através da experiência profunda com o Mistério, que somos capazes de deixar tudo e seguir o Mestre: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24). É preciso colocar-se a caminho, partilhando aquilo que foi contemplado. Sair de si, ir ao encontro do outro, presente em tantas realidades do mundo. Tomar a cruz é abrir-se à experiência profunda da ternura de Deus, que sempre nos impulsiona a caminhar.

Não temais! Coragem! Vamos celebrar o “Ano Vocacional Estigmatino” com a certeza de que vale a pena conhecer, amar e seguir Jesus Cristo em todas as realidades eclesiais. Nosso Fundador, São Gaspar Bertoni, e nossos Patronos, os Santos Esposos, Nossa Senhora e São José, intercedam por nós!

 

Tema : Contempla este meu coração”. (MP, 30-05-1812).

Lema: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mt 16, 24).

Abertura: Festa dos Santos Esposos, 23 de janeiro de 2019, Fazenda Santana.

Encerramento: Solenidade da Imaculada Conceição da Bem-aventurada Virgem Maria, 08 de dezembro de 2019, Paróquia Santa Cruz, Rio Claro.

 

 

Que a ternura de Deus nos alimente e nos conduza, neste caminhar vocacional.

Com ternura,

Rio Claro, 04 de novembro de 2018

Festa de Fundação da Congregação dos

Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo

 

Pe. Jordélio Siles Ledo, CSS
Superior Provincial


Para ter acesso ao Texto Base do Ano Vocacional, clique aqui!