Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Bispos Estigmatinos no Brasil

Bispos Estigmatinos

 

BISPOS ESTIGMATINOS
NO BRASIL

- Servir a Deus e à Igreja gratuitamente -

(Constituição do Fundador, 3)


A Congregação para os Bispos, no seu Diretório Para o Ministério Pastoral dos Bispos, Apostolorum Sucecessores, no numero 1 do documento, diz:

"O Bispo, ao ter-se em conta a si mesmo e às suas funções, deve ter presente como centro que define a sua identidade e a sua missão o mistério de Cristo e as características que o Senhor Jesus quis para a sua Igreja, "povo reunido na unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo". É, de fato, à luz do mistério de Cristo, Pastor e Bispo das almas (cf. 1Pe 2,25), que o Bispo compreenderá sempre mais profundamente o mistério da Igreja, na qual a graça da consagração episcopal o colocou como mestre, sacerdote e pastor para a guiar com o seu mesmo poder.

Vigário do "grande Pastor das ovelhas" (Hb 13,20), o Bispo deve manifestar com a sua vida e com o seu ministério episcopal a paternidade de Deus, a bondade, a solicitude, a misericórdia, a doçura e a autoridade de Cristo, o qual veio para dar a vida e para fazer de todos os homens uma só família, reconciliada no amor do Pai, e a perene vitalidade do Espírito Santo que anima a Igreja e a apoia na sua debilidade humana. Esta índole trinitária do ser e do agir do Bispo tem a sua raiz na própria vida de Cristo que é toda ela trinitária. Cristo é o Filho eterno e unigénito do Pai desde sempre no seu seio (Jo 1,18) e o ungido do Espírito Santo, enviado ao mundo (cf. Mt 11, 27 ; Jo 15, 26 ; 16, 13-14)".

Sendo assim, e acolhendo esta grande missão de viver a o númus episcopal, e guiar uma porção do Povo de Deus, encontramos como Bispos nas Dioceses Brasileiras, os seguintes Religiosos Estigmatinos:

 

1º Bispo Estigmatino: Dom Hélio Paschoal, CSS

Dom Hélio Paschoal, CSSDom Hélio nasceu em Vargem Grande do Sul/SP no dia 26 de abril de 1927. No dia 22 de dezembro de 1938 ingressou na Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo - Estigmatinos. Fez os votos temporários em 09 de dezembro de 1944 e os perpétuos em 27 de maio de 1948. Em 15 de agosto de 1951 foi ordenado sacerdote. Foi reitor no Seminário de Ribeirão Preto/SP, vigário em Brasília/DF e em Viradouro/SP e, por último, em Barretos/SP, quando, em 29 de março de 1967 foi nomeado bispo da recém criada Diocese de Livramento de Nossa Senhora, no Estado da Bahia.

Foi sagrado bispo no dia 25 de junho de 1967, na cidade de Barretos - SP. Em 23 de julho de 1967 toma posse como o primeiro bispo da Diocese de Livramento de Nossa Senhora. Seu lema no episcopado foi "Illuminabit nos Christus" - Cristo nos iluminará (Ef 5, 4).

Faleceu no dia 22 de novembro de 2005, na cidade de Campinas/SP.

Foi sepultado na Catedral de Nossa Senhora do Livramento, atendendo a sua vontade.

 

2º Bispo Estigmatino: Dom Antônio de Souza, CSS

Dom Antonio de Souza, CSSNascido no dia 21 de outubro de 1929, na cidade de Bom Jesus dos Perdões/SP, Dom Antonio de Souza, filho de José e Sebastiana de Souza. Em 25 de fevereiro de 1944, ingressou no seminário e cursou filosofia em Ribeirão Preto/SP. Estendeu seus estudos fora do país, mais precisamente na Itália, onde cursou teologia em Verona e foi ordenado sacerdote em 1 de julho de 1956. 

Dom Antônio retornou ao Brasil em 1957, começou a lecionar teologia, latim e francês em Ribeirão Preto/SP, e ainda se expandiu pelo Brasil, abrangendo a Bahia, e as cidades paulistas de: Barretos, Rio Claro, Campinas, Jaboticabal, entre outras. 

Em 1974, o Papa Paulo VI o ordenou e nomeou bispo, tornando-se coadjutor de Assis, no estado de São Paulo, lá permaneceu até se tornar emérito. Seu lema foi "In finem dilexit" - Até o fim, eu amei. 

 

3º Bispo Estigmatino: Dom José Lambert, CSS

Dom José Lambert, CSSDom José Lambert, era filho de José Lambert e Palmira Batistucci. Nasceu em Igarapava/SP no dia 15 de março de 1929. Foi ordenado sacerdote no dia 10 de janeiro de 1954. Foi eleito bispo no dia 04 de janeiro de 1975 com o lema de “Sentir com a Igreja”. Trabalhou na organização do Centro de Pastoral e celebrou os 60 anos de criação da Diocese de Sorocaba. Seus trabalhos foram reconhecidos pela Igreja de Roma que a elevou a categoria de Arquidiocese, em 29 de abril de 1992. Dom José Lambert foi nomeado pelo Papa João Paulo II, o primeiro arcebispo da então recém-criada Arquidiocese de Sorocaba .

Após 24 anos em Sorocaba, Dom José Lambert passou a administração da arquidiocese a Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues em 2005. Faleceu em 26 de fevereiro de 2007, vítima de um infarto. Dom José Lambert foi o terceiro bispo diocesano e o primeiro arcebispo de Sorocaba.

 

4º Bispo Estigmatino: Dom Antônio Alberto Guimarães Rezende, CSS

Dom Antônio Rezende, CSSDom Antônio Alberto Guimarães Rezende, nasceu no dia 03 de maio de 1926, na cidade de Uberaba/MG. Em 1942 ingressou no seminário de Rio Claro/SP, concluindo a formação em Ribeirão Preto/SP. Foi ordenado sacerdote em Sertãozinho/SP em 8 de dezembro de 1953.

Foi vigário, chefe de missões dos Religiosos Estigmatinos, mestre de noviços em Verona, na Itália. Foi nomeado bispo diocesano de Caetité, no estado da Bahia, em 1981, pelo Papa João Paulo II.

A figura de Dom Alberto está associada a um ânimo que a todos sempre cativou.

Dom Alberto residiu, após se tornar bispo emérito, na cidade de Uberaba/MG, no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, manteve, entretanto, uma casa na cidade em que exerceu seu único episcopado. Faleceu em 13 de abril de 2015, deixando um legado religioso incomparável. Seu lema Episcopal foi "Facite Christi mandata" - Fazei o que Cristo disser" 

 

5º Bispo Estigmatino: Dom José Geraldo Oliveira do Valle, CSS

Dom José do Valle, CSS

Dom José Geraldo do Valle, nasceu em Leme/SP no dia 03 de dezembro 1929.

Foi ordenado sacerdote no dia 10 de janeiro de 1954, foi nomeado bispo de Almenara, estado de Minas Gerais, pelo Papa João Paulo II e recebeu a ordenação episcopal das mãos de Dom Silvestre Luís Scandián no dia 23 de julho de 1982. 

Em 1988 foi nomeado bispo coadjutor e, no ano seguinte, bispo diocesano de Guaxupé, estado de Minas Gerais. Foi responsável por essa diocese até 2006, quando então tornou-se bispo emérito. Escolheu como Lema Episcopal: "Amar - Servir - Unir".

 

6º Bispo Estigmatino: Dom Moacyr José Vitti, CSS

Dom Moacyr Vitti, CSS

Dom Moacyr Vitti, nasceu em Piracicaba/SP, 30 de novembro de 1940. Filho de família de imigrantes italianos.

Em 9 de dezembro de 1960 professou votos, sendo ordenado sacerdote em 16 de dezembro de 1967 na cidade de Campinas/SP. Suas principais atividades na congregação foram: Pastoral Vocacional; Conselheiro Provincial; Conselheiro Geral; Provincial da Província Santa Cruz.

Foi ordenado Bispo no dia 03 de janeiro de 1988. Escolheu o lema: "Um só coração". E no dia 19 de maio de 2004 foi nomeado arcebispo metropolitano de Curitiba, no Paraná. Sendo também presidente do Regional Sul II.

Faleceu em Curitiba/PR, no dia 26 de junho de 2014.

 

7º Bispo Estigmatino: Dom José Alberto Moura, CSS

Dom José Alberto Moura, CSS

Dom José Moura, nsceu em Ituiutaba/MG, no dia 23 de outubro de 1943.  

Foi ordenado presbítero no dia 09 de janeiro de 1971 e moneado o bispo no dia 14 de julho de 1990 para Uberlândia, no estado de Minas Gerais. 

No dia 07 de fevereiro de 2007 foi nomeado arcebispo de Montes Claros, mesmo estado, onde está atualmente.

Escolheu o Lema: "Acreditei por isso falei". 

 

8º Bispo Estigmatino: Dom Mauro Montagnoli, CSS

Dom Mauro Montagnoli, CSS

Dom Mauro Montagnoli nasceu em Ouro Fino/MG, no dia 4 de julho de 1945. Atualmente é bispo diocesano de Ilhéus.

Fez a profissão religiosa no dia 9 de dezembro de 1964 e foi ordenado sacerdote no dia 24 de janeiro de 1971. Foi nomeado bispo por João Paulo II no dia 20 de dezembro de 1995 e recebeu a ordenação episcopal no dia 24 de fevereiro de 1996 em Ouro Fino/MG.

Na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB, foi membro da Comissão Episcopal Pastoral, responsável pelo Setor Leigos, Pastoral da Juventude e Comunidades Eclesiais de Base - CEBs, (1999 - 2003), membro do Conselho Episcopal Pastoral e presidente da Comissão para o Laicato (2003 - 2007). No Conselho Episcopal Latino-Americano, foi membro da Comissão Episcopal do Departamento de Leigos e presidente do Departamento de leigos (2000 a 2003). 

Escolheu o lema: "Presidir é servir bem".

 

9º Bispo Estigmatino: Dom Antônio Fernando Brochini, CSS

Dom Antônio Bochini, CSSDom Antônio Fernando Brochini, nasceu em Rio Claro/SP, no dia 10 de novembro de 1946.

Filho de Paschoal Hércules Brochini e Guiomar Baumgartner Brochini.

Fez sua profissão religiosa na no dia 3 de fevereiro de 1973 e foi ordenado sacerdote aos 8 de dezembro do mesmo ano. Suas principais atividades foram: formador do Seminário Menor; Superior Provincial; Mestre de Noviços; formador dos Professos e diretor do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás - IFITEG.

Em 12 de dezembro de 2001 foi nomeado bispo coadjutor de Jaboticabal e recebeu a ordenação episcopal no dia 3 de março do ano seguinte. Tornou-se bispo diocesano no dia 25 de junho de 2003. Seu lema é "Testemunho de Comunhão".

Em 15 de outubro de 2014, o Papa Francisco o nomeou bispo da Diocese de Itumbiara.

 

10º Bispo Estigmatino: Dom João Carlos Seneme, CSS

Dom Joâo Carlos Seneme, CSS

Dom João Carlos Seneme, nasceu em Santa Gertrudes/SP, no dia 11 de dezembro de 1958.

Pofessou os seus votos em 1982 e foi ordenado sacerdote em 1985. Ao ser eleito bispo era o Superior Provincial da Província de Santa Cruz.

No dia 17 de outubro de 2007 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo-auxiliar da arquidiocese de Curitiba. Escolheu o lema episcopal "O amor de Cristo nos impele" (2Cor 5,14).

Em 26 de junho de 2013 foi nomeado bispo da diocese de Toledo, pelo Papa Francisco.