Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Espiritualidade

Espiritualidade

Espiritualidade

A ESPIRITUALIDADE ESTIGMATINA.

Monges em casa, Apóstolos fora” A frase do nosso fundador, São Gaspar Bertoni, revela toda a ascese e mística do Estigmatino. O ser monge remeta a mística, a uma espiritualidade profunda, um abandono, humildade, vivendo essa ação sobrenatural se configurando na sabedoria da cruz, se projetando no amor esponsal, dentro de uma comunhão fraterna, que cria um diálogo , que faz despertar o aspecto missionário apostólico que vai, partindo desse treino e embebedado nessa mística profunda de oração anunciar o boa noticia cumprindo o lema do brasão, de “ide e ensinai”, ir e pôr à disposição de Deus os dons que ele nos deu, vivenciando assim o carisma. Para se evangelizar é preciso primeiramente da fé, e se suas sustentações: conhecer, aceitar, comprometer-se e testemunha.

 Ou seja, é preciso antes de ensinar aprender, antes de falar de Deus é preciso ter uma experiência de Deus, para se pautar no que se vive, e não nas experiências dos outro. Para que assim conscientes do que se vai fazer, se esteja totalmente comprometidos e perseverantes para ir a qualquer lugar, por uma disponibilidade ou abertura que leve a se abrir mais ao Primado do Absoluto. De forma livre desimpedida, sem segundas intenções, sem nos fixarmos em algo material, pois de graça recebemos, de graça devemos dar (Gratis omnino).

Mas tudo isso leva a se perguntar; tudo isso existe também em outras ordens e congregações, o que os Estigmatinos têm de novidade? A novidade proposta de São Gaspar Bertoni vem do seu abandono filial a Deus e do seu amor esponsal segundo a luz dos Santos Esposos, Maria e José. O abandono filial na providência de Deus, mediante humildade e a gratuidade; a sabedoria da cruz configurada nos sagrados Estigmas; Código de comunhão fraterna; familiar conversação (Convivência) com o Próximo, sendo um abandonar nas mãos de Deus, sem querer prever as coisas futuras, se fundamentando em uma esperança, que se faz configurado na sabedoria da cruz, que nos leva a um perfeito seguimento de Jesus pelo modelo do Santo Esponsalício, configurando no Estigmatino um missionário apostólico.

Na atualidade os Estigmatinos, buscam com os sinais da espiritualidade Bertoniana, atender a uma fidelidade do carisma Estigmatino; e estas são: Formação- preparando os futuros missionários apostólicos, para a Messe, nas suas especificas etapas formativas; Missionário do clero- sendo um elo de união entro o clero, bispos, religiosos, executando as necessidades apresentadas pelos bispos; Missionários Apostólicos- Preparados para a pregação da palavra, catequese, Escola da Fé, Missões Populares; Missionários da Juventude- Animação Vocacional, missão Jovem, Juventude Estigmatina, diretor e professor de escolas, Reitor de universidade.