Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Espiritualidade

Monges em casa, Apóstolos fora

Espiritualidade

ESPIRITUALIDADE BERTONIANA
- Monges em Casa, Apóstolos fora -


Monges em casa, Apóstolos fora” A frase do nosso fundador, São Gaspar Bertoni, revela toda a ascese e mística do Estigmatino. ser monge remeta a mística, a uma espiritualidade profunda, um abandono, humildade, vivendo essa ação sobrenatural se configurando na sabedoria da cruz, se projetando no amor esponsal, dentro de uma comunhão fraterna, que cria um diálogo , que faz despertar o aspecto missionário apostólico que vai, partindo desse treino e embebedado nessa mística profunda de oração anunciar o boa noticia cumprindo o lema do brasão, de “ide e ensinai”, ir e pôr à disposição de Deus os dons que ele nos deu, vivenciando assim o carisma. Para se evangelizar é preciso primeiramente da fé, e se suas sustentações: conhecer, aceitar, comprometer-se e testemunha.

Ou seja, é preciso antes de ensinar aprender, antes de falar de Deus é preciso ter uma experiência de Deus, para se pautar no que se vive, e não nas experiências dos outro. Para que assim conscientes do que se vai fazer, se esteja totalmente comprometidos e perseverantes para ir a qualquer lugar, por uma disponibilidade ou abertura que leve a se abrir mais ao Primado do Absoluto. De forma livre desimpedida, sem segundas intenções, sem nos fixarmos em algo material, pois de graça recebemos, de graça devemos dar: Gratis omnino.

Mas tudo isso leva a se perguntar; tudo isso existe também em outras ordens e congregações, o que os Estigmatinos têm de novidade? A novidade proposta de São Gaspar Bertoni vem do seu abandono filial a Deus e do seu amor esponsal segundo a luz dos Santos Esposos, Maria e José. O abandono filial na providência de Deus, mediante humildade e a gratuidade; a sabedoria da cruz configurada nos sagrados Estigmas; Código de comunhão fraterna; familiar conversação (Convivência) com o Próximo, sendo um abandonar nas mãos de Deus, sem querer prever as coisas futuras, se fundamentando em uma esperança, que se faz configurado na sabedoria da cruz, que nos leva a um perfeito seguimento de Jesus pelo modelo do Santo Esponsalício, configurando no Estigmatino um missionário apostólico.

Na atualidade os Estigmatinos, buscam com os sinais da espiritualidade Bertoniana, atender a uma fidelidade do carisma Estigmatino; e estas são: Formação- preparando os futuros missionários apostólicos, para a Messe, nas suas especificas etapas formativas; Missionário do clero- sendo um elo de união entro o clero, bispos, religiosos, executando as necessidades apresentadas pelos bispos; Missionários Apostólicos- Preparados para a pregação da palavra, catequese, Escola da Fé, Missões Populares; Missionários da Juventude- Animação Vocacional, missão Jovem, Juventude Estigmatina, diretor e professor de escolas, Reitor de universidade.