Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

26 anos de canonização de São Gaspar Bertoni

26 anos de canonização de São Gaspar Bertoni

 

No dia em que celebramos a festa de todos os santos, temos a alegria de celebrar o aniversário de santificação de São Gaspar Bertoni. O Papa João Paulo II o canonizou no dia 1 de novembro de 1989.

São Gaspar Bertoni é o fundador da Congregação dos Estigmatinos. Inspirado em Santo Inácio de Loyola, ele, com alguns companheiros iniciaram esta obra no dia 4 de novembro de 1816 na casa anexa à Igreja dos Estigmas de São Francisco, daí que, o povo acostumou a chamar os religiosos que aí residiam de “Estigmatinos”. Foi nesta igreja que ele propagou a devoção à Paixão e às chagas do Senhor. Após a sua morte a Comunidade religiosa, por ele fundada, recebeu o nome de “Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

São Gaspar nasceu em Verona, Itália, no dia 9 de outubro de 1777, em um período em que a cidade era disputada entre franceses e austríacos. O povo sofria a fome, feridos lotavam os hospitais, crianças sem escola, juventude desorientada, o próprio clero sofria. Entrou no Seminário e ordenou-se sacerdote, com 23 anos de idade. Dedicou-se ao cuidado dos doentes, ao trabalho com a juventude, a orientação espiritual e a formação do clero.  

Desde os seus 35 anos de idade enfrentou sérios problemas de saúde, que antes o levaram à beira da morte, e depois o mantiveram preso ao leito durante grande parte de sua vida, suportando terríveis dores e sofrimentos, mas sem que uma queixa saísse de seus lábios. Fez de suas enfermidades instrumentos de redenção e louvor a Deus, chamando-as de “Escola de Deus”.

Pe. Gaspar morreu santamente no dia 12 de junho de 1853, aos 76 anos.