Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Ano Vocacional Estigmatino

Ano Vocacional Estigmatino

ANO VOCACIONAL ESTIGMATINO 

O Ano Vocacional Estigmatino tem como grande objetivo ajudar a Província Santa Cruz a perceber-se como “assembleia dos vocacionados e vocacionadas”. O desejo é fazer de nossas paróquias celeiros vivos e fecundos de vocação, onde efetivamente seja aceito e trabalhado todas as mais diversas formas de serviçoe apostolado que fortaleçao desejo de continuidade do projeto de Cristo que é de vida, e de vida em abundância (Jo 10,10). Se conseguirmos assimilar esta verdade em nossas realidades comunitárias, nosso agir será́ mais concreto, corajoso, animado e constante. O tema e o lema escolhidos iluminarão a realização dos objetivos do Ano Vocacional. 

O tema “Contempla este meu Coração” (Cf.: MP, 30-05-1812) pretende nos aproximar da espiritualidade de nosso fundador. Contemplar o coração de Cristo é, em primeiro lugar, acolher e enxergar todos aqueles que se aproximam e esperam o olhar que transcende a realidade humana, que seja o olhar Divino sobre eles (1 Sm 16, 7). Por isso, nossas comunidades devem estar atentas para ajudar a todos os batizados a assimilar qual é a vocação específica para qual Deus os tem chamado. 

Segundo a Espiritualidade Bertoniana, o Estigma do lado, ou seja, o coração transpassado de Cristo, nos leva ao nosso total esvaziamento fazendo-nos sair de nós mesmos, para nos colocarmos a serviçode Deus e de seu povo. O Papa Francisco, nos convoca a sermos uma “Igreja em saída”(EG17), que possa ser testemunha vocacional para além da autorreferência, que transmita a alegria da vida consagra- da(Cf.: Alegrai-vos 1), que vá́ ao encontro dos que estão nas periferias geográficas e existenciais, rompendo com uma atitude de autopreservação. O santo padre afirma, “(...) prefiro uma Igreja acidentada, feri- da, enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças.” (EG49) 

O lema “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me” foi retirado do texto de Mateus 16, 24, e ganha relevância como uma síntese dos propósitos deste Ano Vocacional. O intuito deste versículo é iluminar a reflexão de toda a comunidade de vocacionados/as, que se colocam a caminho como discípulos/ missionários. Em uma sociedade, cada vez mais afetada pelo secularismo, individualismo, entre outras difíceis situações, o tomar a cruz e seguir (Mt 16,24) é uma resposta fiel a palavra do Senhor. 

O Ano Vocacional Estigmatino, deseja fomentar ainda mais, em todas as paróquias de nossa Província, o espirito de oração pelas vocações. Desta maneira, deseja-se potencializar e apresentar àqueles que ainda não conhecem, a mística e espiritualidade do seguimento a Jesus Cristo, a exemplo de São Gaspar Bertoni. Onde todos, leigos, leigas, estudantes, religiosos e padres religiosos possam ser perseverantes, dar testemunho de sua fé́ e “estigmatinidade”; viver a própria vocação na fidelidade até que se atinja a plena maturidade em Cristo (Ef 4,13). Não tenha medo de assumir este corajoso projeto. Empenhemo-nos para que a Província Santa Cruz viva um novo e promissor despertar vocacional, e suas comunidades tornem-se verdadeiros celeiros de vocação e fonte de missão.