Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Congregação dos Estigmatinos celebra a abertura do Bicentenário de sua existência

Congregação dos Estigmatinos celebra a abertura do Bicentenário de sua existência

A Congregação dos Estigmatinos celebrou no dia 4 de novembro 2015 os seus 199 anos de existência e a abertura das festividades em preparação para o bicentenário.

O dia 4 de novembro foi marcado por uma grande celebração na Paróquia Santa Cruz, em Rio Claro, presidida por Dom João Carlos Seneme css, Bispo de Toledo, e contou com a presença de muitos religiosos, estudantes e leigos estigmatinos.

São 199 anos de existência desta Família Religiosa que tem o seu berço na cidade de Verona, Itália: “Era quatro de novembro de 1816. Pe. Gaspar se reúne com alguns companheiros no prédio que chamamos de Casa dos Estigmas. Aparentemente, a finalidade era escola. Na verdade, o motivo certo era a fundação Congregação dos Estigmatinos. Fazia-se necessário, porém muito cuidado, para não dar na vista das autoridades civis, que não permitiam a existência de congregações ou ordens religiosas. Chama-se Casa dos Estigmas ao convento e edifício, porque a igreja anexa era dedicada às Chagas de São Francisco de Assis. Daí então o nome da Escola, do Convento e, com o correr do tempo, também Congregação fundada por Pe. Gaspar: Congregação dos Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Hoje os Religiosos Estigmatinos estão presentes em 16 países e, especialmente, no Brasil, onde são organizados em 2 duas províncias.

A celebração do dia 4 marca o início de uma série de atividades que serão desenvolvidas até novembro de 2016, quando será celebrado os 200 anos de existência. A alegria, o entusiasmo e o sentimento de gratidão a Deus é presente no rosto de cada religioso e leigo estigmatino, pois, através desta Família Religiosa Deus transmite sua mensagem.

Após a Santa Missa, foi servido um delicioso almoço a todos.

 

 

Veja também:

 Superior Geral dos Estigmatinos convoca para o bicentenário

 

 26 anos da Canonização de São Gaspar Bertoni

 

 

 Encontro de seminaristas Estigmatinos