Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Conselho Geral dos Estigmatinos revelam dados da Província Santa Cruz

Conselho Geral dos Estigmatinos revelam dados da Província Santa Cruz

No mês de abril deste ano foi divulgado pelo Conselho Geral os dados da Congregação dos Estigmatinos referente ao ano de 2015. Apresentaremos aqui alguns números, bem como, alguns elementos importantes da Província Santa Cruz.

Como sabemos, a Congregação é composta por religiosos que fazem votos de castidade, pobreza e obediência e vivem em comunidade. A partir dos primeiros votos, o jovem faz parte deste instituto. Os estigmatinos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos estigmatinos.

A Província Santa Cruz, que foi fundada em 23 de janeiro de 1944, está presente em três estados brasileiros (Bahia, São Paulo e Paraná) e em três países da América Latina (Brasil, Chile e Paraguai) e conta com o maior número de religiosos e de comunidades na Congregação. É interessante observar que ter um número grande de religiosos nos traz uma responsabilidade, pois imprime um rosto muito particular no todo da Congregação. Outro detalhe importante é em relação ao crescimento no número de confrades. Segundo Pe. Tadeu, secretário do Conselho Geral e um dos responsáveis pela organização destes dados, “A Congregação dos Estigmatinos renova suas forças através de um constante crescimento no Brasil…”. Cada ano, se verifica um aumento no número de sacerdotes, embora seja visível uma redução no número de irmãos. Quanto às vocações, é possível perceber que muitos jovens se encantam com os trabalhos dos religiosos estigmatinos e, respondendo ao chamado do Senhor, entram em nossos seminários para se tornarem um religioso em nosso instituto. Esta província ja formou muitos religiosos que se tornaram bispos, e arcebispos. No momento contamos com 4 bispos.

Dos números apresentados pelo Conselho Geral, vemos que são 94 Sacerdotes, 09 irmãos de votos perpétuos e 3 diáconos, somando 106, destes, 42 tem idade inferior a 50 anos, o que representa quase a metade da província. Se for somado a esses números os noviços, postulantes e aspirantes o total de membros em 2015 era de 158 pessoas, levando em consideração que não está incluso os seminaristas do propedeutico.

É bonito saber que os trabalhos realizados pelos confrades nas diversas obras da Província tem dado frutos em diversos âmbitos, de maneira especial na questão vocacional. Pedimos ao bom Deus que faça com que o número de estigmatinos na Província Santa Cruz se tornar sinal de misericórdia e do amor de Deus visível nos estimas de Cristo.