Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

EIJE - Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

EIJE - Encontro Internacional da Juventude Estigmatina

 

“Um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que se sonha junto se torna realidade”

 

O sonho de reunir jovens estigmatinos de diversos países do mundo, nos lugares bertonianos em Verona, na Itália, para reler a vida juvenil sob a ótica da Nova Evangelização e da espiritualidade bertoniana se torna realidade. O segundo EIJE, carregado de expectativas pela belíssima experiência vivida na sua primeira edição, iniciou-se no dia 17 de julho com a chegada dos primeiros jovens à Roma. 

Foram 105 participantes que expressaram o rosto do jovem estigmatino presente em várias nações: África do Sul, Brasil, Chile, Costa do Marfim, Filipinas, Itália, Paraguai. A beleza dos traços corporais e culturais que identificam a nação de cada um transcendeu a divisão de países e culturas e transformou-se no “rosto do jovem estigmatino” com suas diversidades, belezas, desafios e dores. 

Neste encontro foi possível intercalar as catequeses com as celebrações e as visitas turísticas-culturais. Mas o que ganhava destaque em cada momento era a espontaneidade juvenil. Ver cada nação se expressar com suas músicas, danças e brincadeiras era contagiante. 

Os três primeiros dias em Roma foram marcados pelas visitas em diversos lugares maravilhosos. Foi possível também maturar a sensação inicial de novos amigos,  que se concretizou até o envio para a JMJ. Os dias seguintes, em Verona, foram ricos de catequese sobre a vida e a espiritualidade de São Gaspar Bertoni. Ver com os próprios olhos e tocar com as próprias mãos os lugares que São Gaspar viveu e nos quais respondeu concretamente sua vocação é indiscritível. Todos foram inseridos nesta realidade através do conhecimento de religiosos estigmatinos, que falavam e apresentavam a realidade concreta da vida deste Santo. Tivemos momentos profundos de formações nos lugares de origem de São Gaspar: a casa onde nasceu, a casa dos Estigmas onde ele fundou a Congregação e onde morreu, o seminário onde ele estudou e as igrejas onde São Gaspar desenvolveu suas atividades pastorais. 

Foi possível visitar algumas cidades turísticas pela Itália, como Veneza, Assis e Milão. Não eram apenas visitas turísticas, mas também momentos fortes de conhecimento, de integração e de espiritualidade. 

Constantemente lembrávamos de tantos jovens que ficaram em suas paróquias e que gostariam de estar aqui, então nos unimos a eles na oração. Lembrávamos também de tantos jovens que sofrem com a violência e são impedidos de viver. A sintonia com os jovens nos animava a partimos com o coração carregado por uma espiritualidade que nos compromete ainda mais com a vida da juventude. 

No dia 24 de julho partiremos para Cracóvia, para a JMJ, abastecidos da experiência do encontro marcado pela arte e pela catequese sobre São Gaspar, momento forte que se concretizou como uma das grandes celebrações que os estigmatinos realizaram no ano que celebram seus duzentos anos de existência. 

Que São Gaspar interceda por cada religioso e por cada jovem estigmatino para que sejam fiéis a sua missão evangelizadora. 

 

 

Veja também