Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Encontro de seminaristas estigmatinos

Encontro de seminaristas estigmatinos

 

Os seminaristas estigmatinos realizaram um importante e bonito encontro em Corumbataí, SP, nos dias 23, 24 e 25 de setembro. Foi uma experiência profunda de entrosamento, formação e protagonismo. 

 

Participaram do encontro 31 seminaristas, sendo 13 do aspirantado e postulado, que estão na Chácara do Vovô (Campinas), 6 do noviciado, que estão na Fazenda Santana (Corumbataí) e 12 professos (São Caetano do Sul). Além deles, estavam presentes os formadores, Pe. Gilberto, Pe. Reinaldo, Pe. João Bonato, Pe. Valmir Vieira. 

 

Os seminaristas do Propedêutico não estavam presentes devido a outras atividades, eles formam um grupo de 6 seminaristas.

 

O objetivo do encontro era o entrosamento entre aqueles que aspiram a vida religiosa estigmatina e o sacerdócio. No entanto, este momento se tornou oportuno para momentos de formação e espiritualidade, pois a Congregação Estigmatina celebra seus 200 anos de existência com um significativo grupo de jovens que se encantam com o seu carisma e sua espiritualidade.

 

Durante o encontro aconteceram diversas atividades, tais como: noite cultural, esportes, formação, missas e momentos de lazer. Cada momento com suas particularidades importantes, na noite cultural cada grupo realizou uma apresentação artistica referente à sua etapa e sua região; no momento dos esporte jogaram futebol, voleibol, cartas, bingo, etc; Na formação o Pe. Mariani conduziu uma reflexão sobre o carisma estigmatino e a espiritualidade bertoniana em tempos de celebração do bicentenário, que exige uma atualização constante do carisma. As celebrações foram organizadas em orações das liturgia das horas, reflexão, deserto e missas. 

 

Durante o encontro, Pe. Jordélio (vigário provincial) e Pe. Nelton (Conselheiro  e secretário provincial) se fizeram presentes. 

 

Segundo o professo Rodrigo: “O encontro atingiu o objetivo, pois foi possível sentir um protagonismo maior dos estudantes na organização e condução do encontro, além de ser um momento rico de diversão”

 

 

Veja também: