Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Encontro Provincial da Juventude Estigmatina

Encontro Provincial da Juventude Estigmatina

 

A Juventude Estigmatina esteve reunida na Fazenda Santana – Corumbataí SP, na casa de retiros dos estigmatinos para o Encontro Provincial entre os dias 3 e 5 de novembro.

Participaram do encontro 40  jovens representantes das diversas paróquias onde a congregação se faz presente, e jovens de paróquias assistidas pelos estudantes que fazem pastoral, os assessores provinciais, professos, estudantes de filosofia, religiosos estigmatinos. Estiveram presentes os jovens de: Barretos, Campinas, Piracicaba, Praia Grande, Ribeirão Preto, Itararé, São Caetano do Sul, Guarapuava, Paraguay. Estiveram presentes os Padre Thiago Cordeiro e Vinicios Araújo, e na missa de encerramento o provincial Padre José Ovidio e o conselheiro do setor Pastoral Padre Luciano Romero.

O objetivo do encontro foi a formulação do diretório provincial da Juventude Estigmatina, o qual começou a ser desenvolvido na noite do dia 03/11 com a partilha das realidades paroquiais onde nossa juventude está inserida. No dia quatro pela manhã foi realizado uma formação bíblica falando sobre o discípulo missionário, o assessor foi o Padre Dr. Boris Nef Ulloa. Em seguida se transcorreu os trabalhos com rodas de conversa e plenários para delinear as linhas gerais do diretório.

A PJEst é muito grata a participação e doação de cada jovem que participou do encontro, pois agora temos um documento que norteia a ação e trabalho da juventude Estigmatina na Província Santa Cruz.

Entre os vários aspectos abordados no diretório estão os assuntos de como o jovem Estigmatino vai desenvolver seu apostolado de discípulo missionário de Jesus Cristo, à luz do carisma Estigmatino e da espiritualidade Bertoniana, como desenvolver trabalhos sociais, a participação efetiva na vida da igreja local.

O que ficou mais claro para toda juventude, é que o jovem Estigmatino deve ser o agente de transformação, deve ser aquele que é atento aos sinais dos tempos e assim como São Gaspar Bertoni, responde aos apelos dos jovens com coerência, alegria, ousadia e amor, o jovem Estigmatino deve ser o testemunho de Fidelidade ao Senhor, seguindo os passos de São Gaspar Bertoni.