Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Estigmatinos: 200 anos de história

Estigmatinos: 200 anos de história

 

 

Era 4 de novembro de 1816, quando três jovens veroneses escolhem viver de forma profética a pobreza, a oração, o apostolado e o serviço de forma plena. Eles se unem em um lugar marcado pela destruição da guerra - a igreja dos estigmas -  para transformá-lo em sinal de vida. Dois deles eram sacerdotes, Gaspar Bertoni e João Maria Marani e o outro era irmão, Paulo Zanoli. Gaspar Bertoni foi o inspirador da decisão e assim, o fundador desta Congregação que recebe, posteriormente, o nome de Sagrados Estigmas de Nosso Senhor Jesus Cristo - Estigmatinos. 

 

Confiada à proteção dos Santos Esposos Maria e José, aquele pequeno grupo continua a obra de evangelização de Cristo e dos Apóstolos através da: Pregação missionária ao povo e ao ministério da Palavra; da Formação e assistência ao Clero; da Educação Cristã dos jovens. Esses ministérios específicos dão uma identidade àquela nova comunidade religiosa. 

 

Hoje, 4 de novembro de 2016, os religiosos e leigos estigmatinos celebram os 200 anos de existência  procurando imitar o fundador vivendo a própria vocação com espírito de humildade, de confiante abandono nas mãos de Deus e em generoso serviço aos Bispos. “No ser um só coração e uma só alma, façam-se tudo a todos para ganhar todas a Cristo”. 

 

Esses religiosos estigmatinos estão espalhados por 16 países do mundo e atuam nas paróquias, escolas, missões e na formação da juventude. Entre os que estão em nossos seminários e os consagrados perpétuos somam uma média de 600 pessoas, que se esforçam para viver o que São Gaspar pediu: Monges em casa e apóstolos fora. 

 

Nestes dias, um grande número de religiosos e leigos estão em Verona, norte da Italia, para celebrar ao lado do Corpo de São Gaspar esta grande festa. Este momento de comunhão entre estigmatinos de vários lugares do mundo é muito rico pois mostra que a missão sonhada e organizada por São Gaspar é guiada pelo Espirito Santo. 

 

No dia 04 (dia da fundação) foi celebrado uma bela missa ao lado do corpo de São Gaspar, na Igreja dos Estigmas. O Superior Geral presidiu a missa ao lado de tantos religiosos e leigos estigmatinos que rezavam pela congregação. O dia 06 foi celebrado a grande festa juntamente com as irmãs da Sagrada Família na Catedral de Verona, Dom Giuseppe Zenti, ressaltou o ministério de educação à juventude, principalmente através das escolas. Logo após, foi servido um delicioso almoço na Escola dos Estigmas. Foram momentos fortes de comunhão, oração e conhecimento desta grande familia estigmatina.

 

Rezemos para que os estigmatinos sejam fiéis ao evangelho e saibam, cada vez mais, fazer a opção  preferencial pelos pobres e pelos jovens. 

 

 

Veja também: