Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Estigmatinos celebram a Festa da Exaltação da Santa Cruz

Estigmatinos celebram a Festa da Exaltação da Santa Cruz

 

No dia 14 de setembro a Igreja celebra a Festa da exaltação da Santa Cruz. Esta festa nos remete a Jesus que foi condenado à morte pelo suplício da Cruz. Isto era reservado aos ladrões e assassinos, ou seja, aos últimos, pois era a morte mais cruel. Jesus chega ao máximo da dor, desce à realidade mais dolorosa que o ser humano poderia experimentar. No entanto, apesar de sua morte, ele não permaneceu na cruz ou no sepulcro, mas ressuscitou e a cruz vazia passou a indicar uma fonte de salvação e de ressurreição. Só mesmo os desígnios divinos para transformar um instrumento de morte e tortura em sinal de Salvação. 

 

Para os estigmatinos, celebrar esta festa é de singular importância, ainda mais porque é a festa titular de uma de suas províncias. Por isso centenas de padres, irmãos, seminaristas e leigos se reuniram em São Caetano do Sul, SP, na Igreja Sagrada Família para a bela celebração que foi presidida pelo Bispo Dom Pedro Carlos Cipollini, Bispo diocesano de Santo André. Também se fez presente Dom José Geraldo do Valle, Bispo emérito de Guaxupé. 

 

Em sua reflexão Dom Pedro destacou e valorizou a presença e missão dos Estigmatinos junto à Diocese de Santo André. Após a benção final todos os padres e o povo de Deus em geral saiu em procissão para a inauguração do Museu Sagrada Família. 

 

No almoço, o clima de confraternização era contagiante, principalmente porque era possível ver a integração entre todos os participantes que, depois de longas viagens e de tanto tempo sem se encontrarem, tinham uma oportunidade de festejar o sinal de Salvação no ano em que a Congregação dos Estigmatinos celebra seu bicentenário. Para os Estigmatinos exaltar a Santa Cruz é reconhecer em Cristo nobre fruto da “Árvore da Vida”, que venceu as contradições, inconsistências e incoerências da humanidade. Apontando para o alto e para os lados, a cruz é sinal do amor incondicional de Jesus pelo Pai (dimensão vertical) e pela humanidade (dimensão horizontal).

 

Roguemos a Deus que, pela intercessão de São Gaspar Bertoni abençoe a Congregação dos Estigmatinos, de maneira especial os religiosos e leigos estigmatino da Província Santa Cruz.

 

 

Veja Também: