Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

ENCONTRO VOCACIONAL DE INTEGRAÇÃO

ENCONTRO VOCACIONAL DE INTEGRAÇÃO

ENCONTRO VOCACIONAL DE INTEGRAÇÃO

         Nos dias, 19, 20 e 21 de Outubro de 2018, aconteceu, na fazenda Santana, o Encontro Vocacional de Integração, que contou com a participação de 13 vocacionados: Alexandre Nunes Gondim (Itararé/SP), Cabral Lima da Silva (Ituaçu/BA), Daniel Gomes Rodrigues (São Caetano do Sul/SP), Douglas Quevedo Agne (Guarapuava /SP), Evandro Gomes dos Reis (Redenção / PA), Luiz Felipe Silva (São Paulo/SP), Matheus Bento Gama(Ituaçu/BA) e Willon Chrystian de Lima (Rondonópolis/ MT), Arlindo Manoel de Jesús (Campinas/SP) e Orlando Pereira dos Santos (Santo André/SP), Luis Felipe dos Santos Pinto (Rio Claro/SP), Ângelo Célio de Azevedo (Brasópolis/MG) e Alex Sandro Nogueira Silva (Almirante Tamandaré/PR); dos professos Marcos Paulo (secretariado vocacional), Alex e Patrick (PJest), Pe. Gilberto (conselheiro da Formação) e de mais formadores, Pe. Elízio (conselheiro da Pastoral) o Superior Provincial Pe. Jordélio; Também o Pe. Horácio e a leiga Maria que acompanharam o vocacionado de Guarapuava, além dos jovens, Julio (Mogi das Cruzes/SP) e Gianluca (São Caetano do Sul/SP) que formaram a equipe de apoio.

        O encontro teve como itinerário: o projeto de vida de cada vocacionado, sendo assessorado pelo Secretariado Vocacional, Equipe de Formação e com o auxílio da Psicóloga Paula Naiana Heydt (Paranavai/PR). Na sexta-feira, o professo Alex, apresentou o filme: “Viva – A Vida é Uma Festa”, e proporcionou uma reflexão sobre a temática. No sábado, logo pela manha tivemos a santa Missa presidida pelo Pe. Elízio e o café, depois a psicóloga fez algumas dinâmicas de integração, com destaque às relações pessoais e ao autoconhecimento. O período matutino contou com um colóquio dos vocacionados com os formadores e a reunião do conselho formativo com o secretariado vocacional, encerrando com uma oração mariana. À noite, após o jantar, tivemos uma partilha mediada pelo professo Patrick, seguido de um lucernário onde contemplamos os cinco estigmas.

         No domingo, após a oração das Laudes e café, tivemos um momento de deserto, contemplando o salmo 139, e conversa dos vocacionados com o secretariado vocacional. Por fim, às onze horas, foi celebrada a Santa Missa de encerramento do encontro, presidida pelo Pe. Gilberto, e com a presença dos noviços. O encontro encerrou-se com um delicioso almoço.

        O Secretariado Vocacional agradece à Província Santa Cruz pela confiança, as comunidades estigmatinas que enviaram seus vocacionados, aos Leigos Estigmatinos da Província pela generosidade e orações, aos que se doaram para a realização do encontro (jovens, funcionários, e confrades) nosso reconhecimento pelo esmero com qual foi tudo foi feito. Rezemos pelos vocacionados que com seu “SIM”, colocaram-se a caminho de discernimento vocacional em nossos seminários. Que São Gaspar Bertoni, nos inspire na vivência do Santo Abandono e que os Santos Esposos, nos mantenham fiéis a Deus e ao carisma estigmatino.