Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Jovens da Província Santa Cruz na JMJ

Jovens da Província Santa Cruz na JMJ

*3/08/2016

 

Após uma semana de Encontro Internacional da Juventude Estigmatina em Verona, Itália, 41 jovens da Província Santa Cruz partiram para Cracóvia, Polônia, para a Jornada Mundial da Juventude - JMJ - que aconteceu entre os dias 25 e 31 de julho. A experiência de encontro com jovens do mundo inteiro em uma nação predominantemente católica e conhecida como “terra de santos” favoreceu o espírito de oração e de integração.

 

Os jovens estigmatinos, enriquecidos pela experiência do EIJE, puderam experimentar e vivenciar o espírito do Santo Abandono. Estar em uma realidade com idioma e cultura diferente da de origem obriga a despir-se da “autonomia prepotente” e deixar-se conduzir por tudo e por todos. Esta experiência foi difícil, mas extremamente educativa e encantadora por ser vivida entre jovens que se propuseram a isto. A dificuldade da acomodação e das distâncias para chegar aos eventos eram superados pela beleza da companhia de outros peregrinos. A cada passo era uma oportunidade de nova amizade ou de um novo contato com pessoas de regiões até então desconhecidas ou distantes, mas que se tornavam vizinhas pela simpatia e pela espontaneidade. 

 

Os principais eventos da JMJ foram: Missa de Abertura; Cerimônia de Acolhida ao Santo Padre; Catequeses; Festival da Juventude; Via-Sacra; Vigília e Missa de Envio. 

As catequeses e as homilias foram ricas de conteúdo sobre a misericórdia. A fala dos bispos e do papa também chamavam a atenção para um mundo mais misericordioso. A juventude tem este compromisso, p

ois “a misericórdia tem o rosto jovem” (Papa Francisco).

 

Um dos pontos mais fortes da JMJ, a vigília, foi emocionante. Quase 2 milhões de jovens em vigília de oração. O Papa Francisco pronunciou um emocionante discurso no qual animou os jovens a ser sinal da misericórdia, protagonistas da história e deixar sua marca no mundo. “Amigos, Jesus é o Senhor do risco, do sempre «mais além». Jesus não é o Senhor do conforto, da segurança e da comodidade. Para seguir a Jesus, é preciso ter uma boa dose de coragem, é preciso decidir-se a trocar o sofá por um par de sapatos que te ajudem a caminhar por estradas nunca sonhadas e nem mesmo pensadas, por estradas que podem abrir novos horizontes, capazes de contagiar-te a alegria, aquela alegria que nasce do amor de Deus, a alegria que deixa no teu c

oração cada gesto, cada atitude de misericórdia. Caminhar pelas estradas seguindo a «loucura» do nosso Deus, que nos ensina a encontrá-Lo no faminto, no sedento, no maltrapilho, no doente, no amigo em maus lençóis, no encarcerado, no refugiado e migrante, no vizinho que vive só. Caminhar pelas estradas do nosso Deus, que nos convida a ser atores políticos, pessoas que pensam, animadores sociais; que nos encoraja a pensar uma economia mais solidária. Em todos os campos onde vos encontrais, o amor de Deus convida-vos a levar a Boa Nova, fazendo da própria vida um dom para Ele e para os outros.”

 

Após a noite de vigília e a Missa de Envio, os jovens iniciaram a longa caminhada de retorno, quase 12 km. A sensação de ter vivido uma experiência impulsionante à missão evangelizadora da juventude fazia com

que a longa caminhada se tornasse um percurso celebrativo. O desejo de retornar e contar aos outros o que foi vivido nestes dias era muito grande. Os jovens Estigmatinos retornam com o coração ardente, pleno e ao mesmo tempo sensível à juventude que mais precisa de uma “Boa Notícia”. 

 

Foi surpreendente a acolhida e o carinho do povo polonês. Pelas ruas era natural ser saudado por pessoas deste belo país. A dificuldade da comunicação através das palavras foi superada pelo gesto da acolhida. Este será o grande ensinamento dos polacos que cada peregrino estigmatino levará em seu coração e procurará transmitir através dos seus gestos em sua comunidade de origem.

 

Leia também: