Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Missão Jovem Estigmatina em Piracicaba

Missão Jovem Estigmatina em Piracicaba

*Por Pe. Vanderlei Carlos

Quando visitou o Brasil na época da Jornada, o Papa Francisco deixou algumas mensagens claras, como: “Cristo ‘bota fé’ nos jovens e confia-lhes o futuro de sua própria causa: “Ide, fazei discípulos.“ E é baseado nesse pensamento que a juventude Estigmatina partiu para mais uma Missão Jovem em Piracicaba do dia 21 a 23 de abril de 2017. A Paróquia Maria Estrela da Evangelização pode com sua alegria e ousadia, em cada encontro, em cada sorriso, em cada abraço, em cada palavra, em cada casa que entrou, no pisar em cada pedaço de chão, ser ali um sinal da mensagem da boa nova para todos os irmãos Jovens. Como discípulos de Cristo, anunciar e fazer novos discípulos para o Senhor será o papel e a missão de cada Jovem Estigmatino.

Com mais de 170 Missionários Jovens de várias paróquias, com a presença de 3 padres e de 22 seminaristas assim divididos: Professos, estudantes de Filosofia, todos os Postulantes do seminário de Ribeirão Preto, com os diáconos Horácio, Paulo Ricardo, Sandro e os assessores, Jaquelline, Raul, Gustavo, Wilker, Wagner, Sergio, Rodrigo e Erickson, as lideranças Jovens da Paróquia Maria Estrela da Evangelização, aconteceu a XIX MISSÃO JOVEM EM PIRACICABA, onde foram feitas 335 visitas entre jovens, idosos e doentes.

Com o coração em Cristo a Juventude Estigmatina com sua ousadia sabe que precisa testemunhar e inovar. Ser presença de um Deus amoroso e terno. Por isso, os Missionários Jovens Estigmatinos são para os outros Jovens na Missão uma ” Canção para o seu coração”. Seus corpos bailam com uma mensagem de alegria, esperança e certeza de que Jesus Cristo Senhor e Nosso, tem uma boa Nova para os tristes, os angustiados, os sem esperança. Por isso, não tem medo, proclama com sua vida a alegria que Jesus Cristo é a porta de entrada para uma nova ESPERANÇA para todos.

A Juventude que saiu de Itararé, Mooca, Praia Grande, São Caetano do Sul, Campinas, Barretos, Ribeirão Preto, Guarapuava, Marilia, trouxe em suas mãos um presente para os Jovens e as famílias de Piracicaba, porém sabemos que aqueles que se colocam a serviço do Senhor também precisam ser alimentados para continuar o caminho. Logo, os Jovens Missionários Estigmatinos não voltaram para a casa com as mãos vazias. A Missão é o lugar dos encontros e das graças acontecerem. A misericórdia de Deus tanto vai, como vem. Todo encontro é encontrar e deixar-se encontrar. O amor de Deus é pura dinâmica de justiça, perdão, alegria, verdade, esperança, cura e bondade. Todo Missionário é chamado a ser potência desse amor de Deus. Todo Jovem Missionário Estigmatino é testemunha, é uma luz para os homens, seguindo Gaspar Bertoni.

      Nessa Missão também tivemos algumas novidades como: Um novo logotipo, a nova cruz dos missionários Jovens Estigmatinos e um trabalho junto aos doentes, idosos e viúvos feito pelos Seminaristas. Também junto com a Missão aconteceu o festival Bertoniano, que foi um show de nossos Jovens cantando, interpretando, dançando, nos fazendo rir e chorar.

      O Provincial presidiu na abertura da Missão e também no encerramento, que nesse dia 23 de abril, se fizeram presente o Conselheiro da Pastoral Pe. Luciano Romero, Pe. Emerson, Pe. Gabriel, Pe. Rodrigo Piolla, Pe. Antonio Carlos, os diáconos Paulo Ricardo, Horácio e Sandro. Depois de uma celebração muito iluminada, foi anunciada a Cidade de BARRETOS como o local da nova Missão Jovem Estigmatina em 2018.  

      Queremos agradecer a Paróquia Maria Estrela da Evangelização nas pessoas dos padres Emerson, Pe. Daniel, os coordenadores de Juventudes da Paróquia, os coordenadores de pastorais e movimentos, famílias acolhedoras e todos que diretamente estiveram envolvidos.

      Queremos agradecer ao Pe. Rogério Caraffini da Paróquia de Barretos por acolher a Missão Jovem em sua Paróquia em 2018. A Juventude Estigmatina deseja-lhe muita força e bênçãos de Deus em seus trabalhos pastorais.  

      DEUS ABENÇOE A TODOS DA ASSESSORIA E A CONGREGAÇÃO ESTIGMATINA POR ESSA RESPOSTA A IGREJA E NO MANTER VIVO O ESPIRITO DE NOSSO FUNDADOR, NO AMOR AOS JOVENS.