Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Missão Jovem Estigmatina em Vitoria da Conquista

Missão Jovem Estigmatina em Vitoria da Conquista

Pe. Vanderlei Carlos, Css

NÃO SOMOS OS MELHORES, MAS OS DISPONÍVEIS.

            Com essa frase, começamos na Missa das 10 horas da manhã do dia 12 de outubro de 2017 na Paróquia Santa Luzia em Vitória da Conquista na Bahia, a XX Missão Jovem Estigmatina. Entre a realidade urbana e Rural, a juventude foi distribuída para se fazer presente, trazendo a marca que lhe identifica: SOU JOVEM ESTIGMATINO, FIDELIDADE AO SENHOR. TRAGO OS TRAÇOS DE CRISTO, SEGUINDO GASPAR BERTONI.

            Era dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. A manhã despertava com um lindo sol e aos poucos os jovens das cidades começaram a chegar. Traziam expectativas, esperanças e muita vontade de se encontrarem, muita vontade para entender porque Deus o trouxe. É muito bonito percebermos que a Juventude coloca sua vida num projeto que muitas vezes foge a sua compreensão. Talvez podemos já compreender esse jeito bertoniano, abandonar, esperar que Deus na sua misericórdia e bondade possa realizar neles a obra tão esperada. Da distribuição para as comunidades ou até a escolha de alguns que serão lideres, tudo isso se torna um mistério onde Deus tem algo a dizer. Essa leitura passa pela escolha que Deus faz sem criar divisão. No projeto de Deus todos são capazes, pois nem tudo começa em si, mas na vontade de Deus. Deus me quis aqui, Deus me escolheu, Deus tem um plano pra mim. Deus será comigo, confio e espero nele. E onde seu estiver, lá estará Deus comigo.

            A Missão Jovem teve a participação de 68 Jovens vindos de nossas Paróquias de Juazeiro, Salvador, Ituaçu, Livramento de Nossa Senhora, de São Paulo, 12 teólogos, 2 Filósofos, 3 padres e 65 Jovens de Vitória da Conquista. Esse grupo foi distribuído pelas 11 comunidades que compõe a Paróquia, 5 na Área Urbana, 5 na zona Rural e mais a Matriz. O trabalho como já pré-estabelecido, foi visitar os Jovens, os idosos e os doentes e celebrar com a comunidade. Sendo assim, os Jovens Missionários do dia 12 e 13 visitaram todas as fichas preenchidas pela comunidade. No dia 14 os Missionários que estavam na Zona Rural retornaram na parte da manhã para a Matriz onde às 8 horas da manhã onde todos distribuídos em ônibus e carros se deslocaram para um lugar no alto da Conquista, onde se encontra o Cristo nordestino, onde lá foi feito oração e em seguida nos dirigimos para a Catedral onde se fez outro momento de oração e em seguida já com a presença de um Trio Elétrico começamos a nossa Caminhada da Paz até a Paróquia Santa Luzia.

            Apesar da distância que não foi pouca, os Jovens mostraram um grande fervor e com muita alegria. Com orações, gestos e canções, cruzaram as ruas da cidade até chegar na Paróquia Santa Luzia, mostrando que a Igreja Jovem Católica estava na rua proclamando o nome do Senhor, de Nossa Senhora, seguindo Gaspar Bertoni. 

                  No sábado à tarde tivemos a ordenação Presbiteral do diácono Josemar e em seguida a festa da Juventude.

                  No domingo fizemos a avalição dos trabalhos e encerramos com a Missa celebrada pelo Vigário Episcopal, Pe. Wilton e na mesma foi anunciada uma coordenação para a região Bahia, formada pelo Padre Joélio, os Jovens Carlos Alberto e Roberto (Vitória da Conquista), Fábio ( Ituaçu), Mathues ( Salvador), Josiel (Juazeiro) e Fernando e Allane (Livramento).

                  Por fim foi anunciada Livramento, Paróquia Bom Jesus, como local da próxima Missão Jovem Estigmatina em 2018.

                  Nunca poderia acontecer a Missão sem a presença e o protagonismo da Juventude. Todo trabalho em Vitória da Conquista resultou em mais de 400 visitas, em inúmeras famílias atingidas, porque cada Missionário alojado também é certeza de que Deus também contempla as famílias. Ao entrar nas casas, os Jovens Missionários também evangelizam e são evangelizados. As palavras de carinho, as orações realizadas nas famílias são sinais de que Deus continua seu plano de amor.

                  Bendito seja Deus que pelos Jovens atualiza sua misericórdia nas famílias e nos próprios Jovens que ao responderem o seu sim evangelizam são evangelizados nas Missões Jovem Estigmatinas.