Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

MISSÃO JOVEM ESTIGMATINA: Um sonho, uma canção, uma juventude em ação

MISSÃO JOVEM ESTIGMATINA: Um sonho, uma canção, uma juventude em ação

 

“Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta, e que o Senhor pusesse o seu espírito sobre ele! .” (Números 11:29)

 

            Com a XVI Missão Jovem Estigmatina em Marília, SP, que terminou no último dia 12 de outubro de 2015, nos deu a certeza de que o amor se estende e age quando o sonho que começa por uma pessoa, não fica nela, mas se estende e circula na veia, na mente e se aloja no coração de muitos, fazendo que haja um encontro de Jovens apaixonados. Que deixam seus lares, famílias, amigos, por causa da Missão de Jesus, e que impulsionados pelo encontro na vida e história de São Gaspar Bertoni, carregam a semente do amor, escrevendo no coração de cada Jovem a bondade e os fazendo sentir o Espírito da graça de Deus.

            Na Missa de abertura das Missões Jovens no dia 9 de outubro Dom Luiz Antônio, bispo de Marília, já lembrava aos Jovens, que a Missão já havia começado, pois nos dias que antecederam, Deus já estava seduzindo os seus corações para que pudessem continuar a Missão do projeto, já começado por Jesus. Que eles seriam sinal e presença da graça do Senhor. Que quando saíram de suas casas, comunidades, dioceses, traziam um pouco de si, mas que Deus continuaria a obra começada e por isso, quando voltassem deveriam testemunhar o que viram e as graças do Senhor continuaria em cada um deles.

            A Missão de Marília foi marcada por uma grande alegria, trazida principalmente na bagagem dos Jovens. Os seus sorrisos, seus abraços, seus cantos, suas palavras, suas orações, já nos davam a certeza que Deus chegava com aqueles visitantes. Não podíamos deixar de fazer memória que em muitos momentos Deus envia mensageiros para levar a boa nova e quem olhava a cada chegada de ônibus em Marília, aqueles Jovens descendo, podia sentir que o céu resolveu fazer ali morada.  Com a presença do Provincial da Congregação Jose Ovídeo, O Conselheiro da Pastoral Luciano Romero, os pes. Narcyso, Vinicios, Vanderlei (Assessor da Juventude), Rogério, os diáconos Alexsandro e Thiago, as Irmãs religiosas Edilene e Leide,  os seminaristas da Filosofia, os Teólogos e os assessores da Juventude, Larissa, Jaqueline, Izabel e os teólogos Josemar e Erickson e os muitos Jovens da Paróquia Santo Antônio, o rosto de Deus foi sendo delineado, escrito no coração daquele lugar.

Com 230 Jovens vindos de nossas paróquias (foram visitadas 400 Casas com Jovens), mais os Jovens da Paróquia Santo Antônio, a Missão Jovem seguiu seus passos de costume, o pré-estabelecido pela organização, como: Orações, visitas aos Jovens em suas casas, celebrações, festa cultural (ano 60, com um Show dos jovens), visita com uma ação concreta (asilo). Sempre destacando a caminhada pela paz. Em Marília com um número muito grande de jovens circulamos o centro da cidade rezando e pedindo que a paz pudesse chegar em vários lugares e nas vidas dos Jovens e de suas famílias. Foi um momento muito forte e emocionante vendo as pessoas sorrindo, acompanhando com palmas e cantando, foi bonito ver o que DEUS fez naquela manhã do dia 10 de outubro de 2015 no centro de Marília.

Na Missa de encerramento, na manhã do dia 12 de outubro, presidida pelo Superior Provincial, pe. José Ovídeo e com reflexão do Conselheiro de Pastoral Pe. Luciano Romero, também contamos com a presença do Conselheiro da Economia, pe. Nelton Pezzini, anunciamos algumas decisões como: A inclusão dos Jovens Wilker e Wagner a assessoria de Pastoral Jovem da Província Santa Cruz. Também ficou decidido: Festival Bertoniano em Campinas nos dias 9 e 10 de abril de 2016. A XVII Missão Jovem acontecerá na região São Paulo: Mooca e São Caetano na Festa de Corpus Christi e uma Missão Regional na Bahia em Vitória da Conquista no segundo semestre.

Agradecemos a Deus por tudo, as paróquias com seus padres que confiam e enviam seus Jovens sabendo que esse ministério é de todos nós. Nosso carinho e gratidão ao pes. Vinicius, Narciso, ao Diac. Sandro e a todos os Jovens e as pastorais  e movimentos da Paróquia Santo Antônio pela acolhida e o carinho de todos, o nosso muito obrigado.

Como sabemos toda Missão começa no coração de Deus e é ele que nos alimenta. Cada JOVEM e a cada um de vocês que estão conosco nesse projeto, poderíamos lembra uma fala de Santo Agostinho: “ Com teu amor, atravessaste nosso coração uma flecha; carregávamos tuas palavras aonde quer que fossemos porque elas estavam sob nossa pele.” Que possamos continuar testemunhando essa verdade que é o amor de Deus para todos que encontrarmos pelo caminho. Lembrando também São Gaspar, vamos descobrir que só fazemos mais quando deixamos Deus agir. “Pouquíssimos são os que compreendem o quanto Deus neles realizaria, se Ele não encontrasse obstáculos a seus desígnios.” (São Gaspar Bertoni).

Por: Pe. Vanderlei Carlos

 

Acesse:

Missão Jovem em Marília           Rezar pelas Vocações              O que os Estigmatinos fazem?