Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Nota de Falecimento: Pe. José Luiz Nemes

Nota de Falecimento: Pe. José Luiz Nemes

Informamos que neste dia 24 de agosto de 2018, o Superior Geral emérito da Congregação dos Estigmatinos, Pe. José Luiz Nemes encerrou sua peregrinação terrestre e retornou à casa do Pai. Às 6:45 desta manhã de quinta-feira, após longos anos de enfermidade, Pe. José Luiz faleceu no Hospital Samaritano de Campinas, SP.

No comunicado oficial da Província Santa Cruz dizia que: “O seu exemplo de vida é para nós sinal de abando nas mãos de Deus”.  Rezemos para que Nossa Senhora da Ternura o conduza aos braços do Pai. 

O velório será na capela do seminário Chácara do Vovô em Campinas. O corpo será liberado por volta das 12:0O. Celebraremos a Eucaristia às 19:00 do dia 24. O enterro será dia 25 às 8:00. 

Contamos com as orações de todos neste momento. 

Necrologico 

Nasceu na cidade de Santo André-SP, aos 08 de setembro de 1944, filho de Ludovic e Olivia Lana Nemes. Ingressou na Casa de Formação (Aspirantado Estigmatino), em Rio Claro-SP, aos 30 de janeiro de 1956. Após os estudos ginasiais e liceais, e o ano de Noviciado (1962), emitiu a Primeira Profissão dos votos em Campinas-SP, aos 09 de dezembro de 1963, e a Profissão Perpétua, também em Campinas, aos 09 de dezembro de 1966. Findos os estudos de Filosofia e Teologia, foi ordenado sacerdote em Campinas, aos 07 de dezembro de 1969. A partir daí, exerceu seu ministério sacerdotal nas cidades de: Marília-SP, Morrinhos-GO; São Caetano do Sul-SP; Campinas; Uberaba-MG; Rio Claro. De 1987 a 1988, foi Superior Provincial da Província Estigmatina Santa Cruz e, de 1988 a 2000, Superior Geral da Congregação Estigmatina, em Roma, retornando ao Brasil em 2000, e até 2002 foi Formador de nossos estudantes, em Campinas. No ano seguinte (2003), exerceu o cargo de Mestre dos Noviços estigmatinos, em Uberaba-MG. Em 2006, transferiu-se para a Cúria Provincial da Província Santa Cruz, assumindo a tarefa de Assessor nos trabalhos atinentes ao Arquivo Provincial, em Rio Claro. Mas, em 2009, constatando-se os primeiros sintomas de uma doença degenerativa, mudou-se para Campinas (Chácara do Vovô), onde por 10 anos submeteu-se a um tratamento intensivo, suportado por ele com paciência exemplar e abandono total à vontade de Deus. 

Em seu itinerário de vida, Pe. Nemes obteve Licenciatura em História e diploma de Mestre em Filosofia; além disso, possuía dons especiais para pesquisas, secretariado e organização de arquivos. 

Como estigmatino, foi sempre admirado pela convivência cordial e fraterna para com os confrades, mediante um trato gentil e discreto, distinguindo-se muito por ser premuroso e serviçal. 

No ministério sacerdotal, sobressaiu-se pela sua disponibilidade e prudência em favor do povo simples, transmitidas com ternura e sabedoria. Nosso Fundador, São Gaspar Bertoni, diria que Padre Nemes sempre foi um autêntico Missionário Apostólico, mediante uma evangelização personalizada bem característica: saber ouvir o próximo. 

Após alguns dias de agonia, Pe. Nemes voltou à Casa do Pai aos 24 de agosto de 2018, em Campinas; certamente, como intercessor junto de Deus, pela Congregação Estigmatina, que ele sempre amou.