Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Papa Francisco recebe os Estigmatinos em uma audiência privada

Papa Francisco recebe os Estigmatinos em uma audiência privada

 

O Papa Francisco recebeu os participantes do Capítulo Geral dos Estigmatinos, na manhã do dia 10 de fevereiro de 2018, em uma audiência privada. Após uma calorosa acolhida dos Religiosos estigmatinos ao Santo Padre e uma mensagem dirigida pelo Superior Geral. O Papa Francisco deixou de lado o discurso preparado e resolveu falar espontaneamente. Falou com o coração.

Na mensagem do Papa era muito forte a dimensão da fraternidade: “Uma das coisas claras - a mais clara da vida comunitária - é poder falar como irmãos. Talvez seu irmão lhe diga algo que você não gosta, mas sem ficar com o rancor: ‘Ele fez isso comigo, ele pagará por isso!’. Isso não funciona. Mas a fraternidade é uma graça, e se não há oração, essa graça não vem. ‘Sim, rezo o breviário, rezo a liturgia diária, medito o Evangelho ...’. Sim, sim, mas ora por este irmão, um pelo outro, pelo Superior? Oração concreta para o irmão. E isso faz o milagre da fraternidade. E, às vezes, em reuniões comunitárias, você briga, mas também em boas famílias, em bons casamentos você briga. Não é pecado brigar. O pecado é o rancor, o ressentimento que deixa no coração depois de ter brigado, mas argumentar é dizer coisas como se pensa, respirar o ar da liberdade como irmãos. Não tenham medo. Sem ofender, mas dizendo as coisas como são”.

Os Estigmatinos foram orientados, em diversos momentos a fugirem das fofocas na vida comunitária. “É ruim que um religioso não tenha a coragem de dizer o que pensa do seu irmão na sua frente, mas diz por trás aos outros”. Sobre este ponto disse para que fosse feito constantemente um exame de consciência, para saber como se está vivendo a fraternidade nesta Congregação Religiosa.

Outro ponto bonito falado pelo Papa foi sobre a espiritualidade dos Estigmas. “A segunda dimensão é o vosso nome, que vem dos estigmas. Eu realmente gosto disso.”  E acrescentou “Os estigmas do Senhor, as feridas do Senhor são precisamente a porta de onde a vem misericórdia.” Após essas palavras, convidou os religiosos estigmatinos a se reconhecerem como chagados, para então beberem da misericórdia divina. “Não tenham vergonha da devoção às chagas do Senhor. É o vosso caminho para a santificação. Ensine às pessoas que ‘chagados’ somos todos nós. Um pecador ‘chagado’ encontra perdão, paz e consolo somente nas chagas do Senhor, não em outro lugar”.

O último ponto da mensagem do Papa era sobre os Santos Esposo. Os estigmatinos foram convidados a guardarem Maria e José como modelos da vida Religiosa.

Após 20 minutos de mensagem, o Papa a encerrou dizendo:  “eu vos agradeço. Façam uma boa eleição. Não esqueçam os estigmas do Senhor. Não se esqueçam da fraternidade entre vocês. E não se esqueçam da Virgem Maria sempre com pressa, e de José, sempre em seu lugar, em obediência e mansidão. E ore por mim também. Agora eu dou a bênção.”

Foi um momento muito emocionante e precioso aos estigmatinos. Após a benção o Papa cumprimentou cada sacerdote e a todos tinha uma palavra e um sorriso muito acolhedor. Os 30 religiosos estigmatinos retornaram ao Capitulo Geral cheios de ânimos e motivados a viverem de modo mais profundo o Carisma Estigmatino.