Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Retiro Anual da FABER

Retiro Anual da FABER

*Texto de Thamiris Gonçalves -

Leiga Estigmatina

O Retiro anual da “Familia Bertoniana” - Faber, iniciou-se no dia 07 de Setembro, 2018, por volta das 17h00 com recepção e acomodação de 80 leigos estigmatinos. Às 18h00 foi presidida a Santa Missa de Abertura com a presença do Superior Provincial Pe. Jordélio Siles Ledo, seu conselheiro Pe. Elisio e o Professo Marcos Paulo assessor interino da Faber. 

Em seguida, como de costume, ocorreu a Noite Cultural, Festa de Confraternização dos núcleos de Faber, onde cada núcleo de acordo com o tema determinado anteriormente (que neste ano foram “Estados brasileiros”), preparou comidas típicas e uma apresentação de dança: a Faber de Itararé apresentou elementos culturais do Rio Grande do Sul; A Faber de São Caetano do sul apresentou a cultura da Bahia; A Faber de Marília apresentou elementos culturais do Rio de Janeiro; A Faber de Praia Grande apresentou a cultura de Minas Gerais; Campinas apresentou elementos culturais do Pará; Mooca apresentou elementos culturais de São Paulo. 

No sábado, após a oração da manhã, Irmã Loredana Vigini, membro efetivo da Semente Vivadirigiu as atividades utilizando o método Bibliodrama Pastoral. 

Utilizando-se deste método, irmã Loredana desenvolveu o tema “Discipulado”. Inicialmente levou os participantes a refletirem sobre três características pessoais que as levam a serem reconhecidas como discípulos de Jesus. Convidou-os a fazer um caminho para descobrir em que fase do discipulado estão inseridos de acordo textos bíblicos: desde a multidão que o seguia por algum interesse, até João que foi o único a ficar até o final aos pés da Cruz e recebeu Maria por mãe. 

Após um breve intervalo, fez os participantes voltarem o olhar para Jesus, mostrando como Ele, sendo Mestre, também era discípulo e como era diferente dos demais mestres de sua época. Sua capacidade de se colocar no lugar do outro, se fazer igual ou menor, ensina-nos como é ser verdadeiros discípulos. 

Convidou os participantes a se inserirem na cena da Cruz, onde se encontrava Maria, Maria de Cléofas, Maria Madalena e João, utilizando todos os sentidos, ou seja com seu próprio corpo envolvido na dinâmica da cena. Encerrou-se a noite com a adoração ao Santíssimo Sacramento.

No domingo, após a oração da manhã, irmã Loredana, concluiu o tema, ressaltando que: “João não podia ficar parado na cruz, sua missão era repetir o que Jesus realizou na última ceia”. Jesus escolheu aquele pão, tomou, abençoou, partiu, deu aos discípulos e disse: ”Isto é meu corpo, fazei isto em memória de mim”. Assim Jesus também nos toma, nos abençoa, nos parte, para nos moldar, nos purificar, para que possamos nos doar a todos, pois até mesmo Judas Iscariotes recebeu o pão (corpo) de Jesus. Sendo cada um de nós parte desse corpo, em unidade, sem divisão, devemos perpetuar e fazer outras pessoas experimentarem o ser discípulo de Jesus. 

A Santa Missa de encerramento, contou com a presença do Superior Provincial Pe. Jordélio Siles Ledo e o diácono Ericksson, Professo Marcos Paulo, 13 leigos estigmatinos foram admitidos ao Postulado e 10 realizaram suas Primeiras Promessas e os demais leigos renovaram suas promessas.