Congregação dos Sagrados Estigmas De nosso senhor Jesus CristoPresente no Brasil desde 1910
Província Sta. Cruz

Uma conversa com Pe. Bruno Facciotti: Visita canônica do Conselho Geral à Província Santa Cruz

Uma conversa com Pe. Bruno Facciotti: Visita canônica do Conselho Geral à Província Santa Cruz

 

A visita canônica do Conselho Geral dos Estigmatinos às comunidades brasileiras da Província Santa Cruz aconteceu entre os dias 13 de abril à 22 de maio de 2016. Foram 40 dias de conversas com os religiosos, reuniões, visitas às comunidades e seminários, visita aos bispos e leigos. Para viabilizar todo trabalho, foi necessário dividir em dois grupos de visitadores. Pe. Maurizio (Superior Geral) e Pe. Tadeu (Secretário Geral) visitaram as comunidades do estado de São Paulo. Pe. Bruno (Vigário Geral) e Pe. Abel (Conselheiro Geral) visitaram as comunidades estigmatinas que estão na Bahia e no Paraná. Foram 23 comunidades visitadas e conversa com todos os religiosos estigmatinos destas comunidades. 

 

Em uma conversa com Padre Bruno (Vigário Geral), ele comentou alguns pontos importantes deste momento. 

 

Pe. Bruno qual era função da visita canônica à Província Santa Cruz?  São 5 funções específicas: 1.  conhecer de perto os confrades das comunidades, as suas condições de vida, de saúde, de espírito; 2. Ver os vários ambientes nos quais trabalha a Congregação. É uma visita fraterna que entende reforçar os laços di pertença a uma única famiglia religiosa e de comunhão entre todos os confrades;  3. Estimular o espirito de missionariedade; 4. Encontrar os bispos das dioceses onde estamos presentes e escutar as suas expectativas, as suas sugestões e as suas impressões sobre a nossa presença na diocese, para oferecer um serviço sempre mais atento as necessidades da igreja local; 5. Encontrar também os leigos que compartilham a nossa espiritualidade e colaboram nos ministérios de evangelização. 

 

Qual impressão da Província Santa Cruz, principalmente no que se refere à pastoral, após esta visita? Percebi que os nossos confrades têm, normalmente, um campo de trabalho muito grande (as vezes, demasiadamente grande) e por isso, não tem possibilidade de fazer uma evangelização profunda. Muitos confrades ocupam-se de devoções populares ainda muito radicais, devoções que sustentaram a fé do povo por séculos, mas não sei quanto tempo poderão resistir à modernidade. O crescimento de comunidades ‘evangelica/carismática’ preenchem em parte os vazios da evangelização na Igreja Católica. A impressão que estes são, para muitas pessoas - como devoções populares - um modo de afrontar os problemas e angústias da vida (doenças e pobreza em saúde e riqueza).

 

Quais são os pontos de força desta província? O empenho de renovar a pastoral (da sacramental e de conservação a uma pastoral de evangelização) tem conduzido diversos confrades a acolher o convite dos bispos a iniciarem caminhos de fé em pequenas comunidades (paróquias: comunidade de comunidades). Este é um grande desafio ao espírito missionário dos estigmatinos. Outro ponto de força é a presença dos estigmatinos com grande zelo missionário e proximidade às pessoas mais pobres. 

 

Estas palavras do Vigário Geral da Congregação dos Estigmatinos nos mostra a beleza e os desafios enfrentados pelos estigmatinos em terras brasileiras.  Padre Bruno ressalta ainda que a “visita à Província Santa Cruz teve uma importância particular porque atualmente é a provincia estigmatina mais numerosa e viva.”

 

Certamente os religiosos estigmatinos agradecem imensamente o Conselho Geral por se aproximar, fazer a experiência de comunhão na realidade onde cada um habita e trabalha.